A cineasta brasileira Petra Costa, diretora do filme Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário, é a entrevistada desta quinta-feira (17/12) do programa SUB40 com Breno Altman.
Entrevista, ao vivo, vai ao ar às 20h desta quinta nos canais de Opera Mundi no Facebook, YouTube e Twitter.
Nascida em Belo Horizonte, em 1983, mudou-se para São Paulo um ano depois. Começou a estudar teatro aos 14 anos e aos 17 ingressou no curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu por dois anos.
Graduou-se em antropologia no Barnard College, uma faculdade livre da Columbia University, em Nova York, e fez mestrado em Comunidade e Desenvolvimento, na London School of Economics, em Londres. De volta ao Brasil, aos 24 anos, passou a se dedicar ao cinema, primeiro como assistente de edição e direção e, mais tarde, como diretora.
Com o documentário Democracia em Vertigem, que aborda o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, Costa ganhou o prêmio de Melhor Direção no DOCNYC e o de Melhor Documentário no Platino e Peabody Awards, além de ser listado pelo jornal New York Times como um dos 10 melhores filmes de 2019.
O documentário é marcado pela mistura de narrativas pessoais e uma abordagem do cenário político brasileiro. Petra explora questões políticas usando a história de sua própria família como ponto de referência.
Seu documentário Elena, produzido por Tim Robbins e Fernando Meirelles, que também explora histórias pessoais, foi o documentário mais visto no Brasil em 2013. O longa ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Havana e no DOCSDF, além de ter sido indicado ao Cinema Eye Honors por melhor cinematografia.
O programa
Todas as quintas-feiras, o fundador de Opera Mundi entrevista, ao vivo, uma personalidade da nova geração que está pautando a discussão política e cultural no país.
O nome do programa, SUB40, vem a partir daí: uma conversa com as novas caras do debate público – aqueles com até 40 anos (ou um pouco mais) – para entender as duas ideias e antecipar tendências. Os espectadores também podem participar e fazer perguntas, por meio do chat do YouTube. As questões serão selecionadas e feitas por Altman para o entrevistado.
Se você quiser receber por e-mail o link do próximo programa, cadastre-se abaixo: