Sábado, 21 de junho de 2025
APOIE
Menu

Pedro Castillo, virtual presidente eleito do Peru, pediu nesta quarta-feira (09/06) que seus apoiadores que “não caiam em provocações” após o anúncio de sua oponente, a ultradireitista Keiko Fujimori (Fuerza Popular), de que iria pedir a anulação de 200 mil votos por fraudes que ela ainda não conseguiu provar.

“Queridos irmãos e irmãs: agradeço a quantos continuam resistindo nas ruas. Não vamos cair nas provocações de quem quer ver este país no caos. Portanto, fazemos um apelo à paz e tranquilidade. Continuemos firmes e felizes nesta luta final que pertence a todos os peruanos”, disse.

No momento do fechamento desta reportagem, Castillo tinha 71.441 votos à frente de Keiko. Este é o estado da apuração no momento:

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A candidata presidencial, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), anunciou na quarta-feira que pediu ao Júri Eleitoral Nacional (JNE) a anulação de cerca de 200.000 votos em regiões onde Castillo recebeu apoio esmagador.

Keiko argumentou que 802 registros eleitorais supostamente mostram irregularidades, além de “fraudes de mesa”, que teriam sido cometidas por funcionários do Peru Libre.

Declaração do virtual presidente eleito do Peru veio após candidata ultradireitista pedir anulação de votos por conta de supostas 'fraudes'

Reprodução/Facebook

Castillo pediu que apoiadores ‘não caiam em provocações’

Castillo recebe reconhecimento internacional

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil parabenizou Castillo na quarta-feira por sua virtual vitória na votação realizada no domingo anterior.

“Parabéns a Pedro Castillo, do Partido Peru Libre, pela vitória nas eleições presidenciais”, disse a líder do PT, Gleisi Hoffmann, em seu Twitter.

Por sua vez, o partido espanhol Podemos também parabenizou a vitória de Castillo. Segundo o partido, o povo peruano, “que optou por deixar para trás o legado de Fujimori em favor da democracia e da justiça social. Os avanços progressivos na América Latina estão consolidados”, destacou.

Da mesma forma, em nota, o grupo de esquerda Frente Guasu, do Paraguai, enviou suas felicitações e “nosso abraço fraterno, tanto ao professor Pedro Castillo como aos milhares de homens e mulheres que tornaram possível este triunfo histórico”.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que espera uma confirmação oficial para ligar para Castillo. “Não tive a oportunidade de falar com quem aparentemente foi eleito, mas se isso for confirmado, ligaria para ele hoje. Desejo que trabalhemos juntos e unamos forças em favor da América Latina”, afirmou.