Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Em 23 de janeiro de 1922, no Hospital Geral de Toronto, um jovem canadense de 14 anos, Leonard Thompson, torna-se a primeira pessoa a receber uma injeção de insulina como tratamento para diabetes. 

O diabetes havia sido identificado como uma condição médica diferente por mais de 3 mil anos, todavia a causa exata permaneceu um mistério até o século 20. Porém, no começo dos anos 1920, muitos pesquisadores alimentaram fundadas suspeitas de que o diabetes era causado por uma disfunção do sistema digestivo relacionada com o pâncreas. 

Concluíram que era um problema metabólico causado por deficiência de insulina, em que a utilização de carboidratos é reduzida e a de lipídeos e proteínas, aumentada, ocorrendo nos casos mais graves perda de água e eletrólitos, cetoacidose e coma. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

À época, o único meio de tratar essa doença era por meio de uma dieta pobre em carboidratos e açúcar e rica em gordura e proteína. Em vez de morrer logo após o diagnóstico, a dieta permitia aos diabéticos viver um ano mais. 

Um grande avanço ocorreu na Universidade de Toronto no verão de 1921, quando os cientistas canadenses Frederick Banting e Charles Best lograram isolar a insulina de cães submetidos a teste, produziram sintomas de diabetes nos animais e, em seguida, deram início a um programa de injeções de insulina que fizeram os cães voltarem à normalidade. Em 14 de novembro, a descoberta foi anunciada ao mundo.

Experiência ocorreu no Canadá e o jovem Leonard Thompson teve avanços rápidos com o tratamento

Wikimedia Commons

Banting e Macleod foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta

Dois meses mais tarde, com o apoio do dr. J.MacLeod, da Universidade de Toronto, os dois cientistas começaram os preparativos para o tratamento com insulina num paciente humano. Contando com a ajuda do bioquímico J.B. Collip, foram capazes de extrair uma razoável quantidade pura de insulina do pâncreas de uma res do abatedouro, usando-a para tratar de Leonard Thompson. 

O adolescente diabético melhorou dramaticamente e a Universidade de Toronto concedeu imediatamente às indústrias farmacêuticas licença para produzir insulina, livre de pagamento de royalties. 

Já em 1923, a insulina tornava-se amplamente disponível, salvando incontáveis vidas em todo o mundo. Banting e Macleod foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina. 


Também nesta data:
1941 – Lindbergh defende neutralidade dos EUA na Segunda Guerra
1989 – Salvador Dalí, ícone do surrealismo, morre na Catalunha