Em 30 de setembro de 1955, o astro cinematográfico James Dean, considerado o ícone da chamada “juventude transviada” morre, aos 24 anos, em uma colisão de carros numa rodovia da Califórnia.
Dean estava dirigindo seu Porsche 550 Spyder, alcunhado por ele mesmo de “Little Bastard”, levando-o a uma corrida de carros em Salinas, Califórnia, com seu mecânico Rolf Wuetherich, quando viram-se envolvidos numa forte colisão frontal com um carro dirigido por um estudante colegial de 23 anos, Donald Turnaspeed.
Dean foi levado ao Hospital Paso Robles War Memorial, onde foi declarado morto às 17h59. Wuetherich, que foi arremessado para fora do carro, sobreviveu ao acidente e Turnaspeed escapou com ferimentos de menor monta. Ele jamais foi fustigado por qualquer acusação de culpa no acidente.
James Byron Dean nasceu em 8 de fevereiro de 1931, em Marion, Indiana. Estudou teatro na Universidade da Califórnia, Los Angeles, antes de se mudar para Nova York, onde apareceu em pequenos esquetes e shows na televisão, além de ter aulas no famoso Actors Studio sob orientação do lendário professor Lee Strasberg.
Dean ascendeu ao estrelato em 1955 em seu papel como Cal Trask em East of Eden (lançado no Brasil com o título Vidas amargas). Correram à época rumores que ele teria deslocado Paul Newman, que seria inicialmente chamado para desempenhar o papel. A performance de Dean no filme, baseado no romance de John Steinbeck conferiu-lhe a indicação póstuma de Melhor Ator para o Oscar.
Paola Orlovas
James Dean, considerado o ícone da chamada ‘juventude transviada’ morreu aos 24 anos
Foi a primeira vez na história desta premiação que um ator foi indicado após sua morte. O filme seguinte do jovem ator foi Juventude Transviada (Rebel Without a Cause) também lançado em 1955, na qual desempenha o papel de um adolescente rebelde chamado.
O filme, co-estrelado por Natalie Wood e Sal Mineo, transformou Dean num ícone, com sua figura de jovem desencantado e desafiador, estampado em capas de revistas e pôsteres. O derradeiro filme de James Dean Assim Caminha a Humanidade (Giant) lançado em 1956 após sua morte, era uma história épica de um vaqueiro e sua família. Dean contracena com Elizabeth Taylor e Rock Hudson, tendo sido indicado postumamente pela segunda vez para o prêmio Oscar por sua performance como Jett Rink.
O enorme sucesso de Dean como ator permitiu-lhe desfrutar sua paixão pelos carros de corrida e as motocicletas. A despeito de sua curta vida e breve carreira de ator cinematográfico, permanece até os dias de hoje e em todos os quadrantes do globo como um ícone juvenil.
Dean foi enterrado no Park Cemetery em Fairmount, Indiana, onde os fãs continuam a visitar seu túmulo a cada ano no dia de seu aniversário e o de sua morte. As pessoas ainda prestaram tributo a Dean num memorial localizado perto do local do acidente em Cholame, Califórnia.
Também nesta data:
1791 – ‘A Flauta Mágica’, de Mozart, cantada em alemão, estreia em Viena
1891 – Temendo golpe, General Georges Boulanger se suicida na Bélgica
1938 – Pacto de Munique entrega Tchecoslováquia ao comando de Hitler
1946 – Publicado o veredicto dos Processos de Nuremberg
1974 – Morre general chileno Carlos Prats, aliado de Allende
(*) A série Hoje na História foi concebida e escrita pelo advogado e jornalista Max Altman, falecido em 2016.