Após a retirada das tropas norte-americanas e a tomada de Saigon pelo exército do Vietnã do Norte, o Vietnã é reunificado e a República Socialista proclamada em 24 de junho de 1975.
Embalados pelo sucesso da ofensiva na estação das secas, em dezembro de 1974 os norte-vietamitas e o vietcong atacaram a provínia de Phuoc Long, e a capital provinciana Binh Phuoc caiu em 6 de janeiro de 1975.
A velocidade de seu sucesso fez o comando norte-vietnamita repensar suas estratégias. Decidiu que a importante cidade de Pleiku deveria ser tomada. Em 10 de março, as forças norte-vietnamitas iniciaram uma ofensiva através do interior do Vietnã, que os levou a capturar Hué e Danang, provocando a rendição de 100 mil soldados do Vietnã do Sul.
Com a metade do sul em suas mãos, lançaram a ofensiva final contra Saigon. Em 7 de abril, três divisões do Vietcong atacam Xuan Loc, 64 km a leste da capital. Em 21 de abril, com a rendição das tropas do Vietnã do Sul, o presidente Thieu renuncia ao cargo, acusando Washington de tê-lo traído. Ele foge para Taiwan, deixando o controle do governo nas mãos do general Duong Van Minh.
No fim de abril, o exército do Vietnã do Sul entra em colapso em todos os fronts. Milhares de civis fogem para o sul à medida que as tropas comunistas que se aproximavam. Em 27 de abril, 100 mil soldados nortistas cercam Saigon, defendida por 30 mil soldados sulistas. A fim de apressar o colapso e aumentar o pânico, o vietcong começou a bombardear o aeroporto.
Wikimedia Commons
O Vietnã é reunificado e a República Socialista proclamada em 24 de junho de 1975
Cercada pelos soldados norte-vietnamitas e do vietcong, o caos se instalou na capital. Civis e militares histéricos tentam sair da cidade de qualquer maneira. A lei marcial foi decretada. Helicópteros passam a evacuar autoridades e cidadãos norte-americanos, em especial a partir da embaixa americana.
Na manhã de 29 de abril, o secretário de Estado John Schlesinger anunciou o fim daquela que foi a maior operação de resgate por helicópteros da história, e que ocorreu em meio a uma atmosfera de completo caos e medo, com multidões lutando desesperadamente por lugares nos helicópteros. A operação correu contra o relógio, enquanto os tanques nortevietnamitas investiam pelos subúrbios da cidade. Nas primeiras horas da manhã do dia 30, os últimos marines foram evacuados enquanto civis se espalhavam pelo gramado.
Recuperação de Saigon
No fim da manhã, as tropas do Exército Popular do Vietnã venceram toda a resistência em Saigon, capturando rapidamente edifícios e instalações chaves da cidade. Um tanque arrebentou os portões do Palácio Presidencial às 11h30 e uma bandeira da Frente Nacional de Libertação foi hasteada sobre ele. O general Minh tentou uma rendição formal, mas lhe foi dito que nada mais havia pelo que se render. Minh então deu seu último comando, ordenando a capitulação incondicional. A Guerra do Vietnã chegava ao fim depois de 14 anos de sangue, sofrimento e atrocidades.
As terríveis condições do país no pós-guerra se agravaram com diversas questões internacionais. Em 1978, o Vietnã assinou um tratado de amizade com a União Soviética. No ano seguinte, as forças vietnamitas, apoiando os opositores ao regime do Khmer Vermelho, apoiado pela China, invadiram o Camboja, onde o governo de Pol Pot realizava uma política de extermínio da população. As tropas do Vietnã derrubaram o regime do Khmers Vermelho, estabelecendo o controle sobre o Camboja, onde instalaram um governo aliado e lutaram contra uma guerrilha bem organizada, apoiada pela China.
Em 1979, tropas chinesas invadiram o norte do Vietnã e devastaram uma faixa de aproximadamente 45 km ao longo da fronteira norte, numa campanha de 17 dias que encontrou enorme resistência do Exército vietnamita. Em 1989, o Vietnã retirou praticamente todas as tropas do Camboja, encerrando a ocupação.
Nova política
Com a morte do secretário-geral do Partido Comunista, Le Duan, em julho de 1986, os reformistas da economia alcançaram o poder e proclamaram uma nova política de doi moi (renovação). Em dezembro, o PC nomeou um reformador da economia, Nguyen Van Linh, para o posto de secretário-geral.
O governo adotou uma postura mais pragmática em relação às atividades econômicas, abriu o mercado sem mudar o regime político, permitindo investimentos estrangeiros no país. Essa posição, aliada às profundas mudanças ocorridas no cenário internacional a partir de 1989, com o fim da guerra fria, favoreceu a aproximação entre o Vietnam e os países de economia de mercado.
Com o fim da ajuda da antiga União Soviética, em 1991, acelerou-se a reforma econômica. Em 1991, Linh renunciou e Do Muoi foi nomeado secretário-geral do partido, com Vo Van Kiet na chefia do governo. As relações com a China se normalizaram com a assinatura do acordo de paz sobre o Camboja.
Em 1994, 19 anos depois do fim de seu envolvimento militar direto na guerra, os Estados Unidos suspenderam o embargo econômico e comercial, imposto ao Vietnã do Norte em 1964 e mantido após a reunificação do país sob um regime comunista. O ponto final no episódio foi posto em julho de 1995, quando Washington restabeleceu laços diplomáticos plenos com o Vietnã.
(*) A série Hoje na História foi concebida e escrita pelo advogado e jornalista Max Altman, falecido em 2016.