Somente uma semana depois da capitulação do general sulista Robert Lee, rendido com seu numeroso exército, em Appomattox Court House, Virginia, terminando efetivamente com a Guerra Civil americana, exatamente no dia , 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln é ferido mortalmente.
O local foi o Ford’s Theatre, em Washington, o autor do crime, um certo John Wilkes Booth, ´partidário fervoroso dos sulistas. Ele atira à queima-roupa sobre o presidente, que morre pelo ferimento recebido na manhã seguinte.
Lincoln falece antes de assistir à ratificação da 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos que aboliu a escravidão.
Booth, nascido em Maryland em 1838, que permaneceu no Norte a despeito de suas simpatias pelos Confederados, tramou inicialmente capturar o presidente Lincoln para levá-lo a Richmond, a capital confederada. Contudo, em 20 de março de 1865, o dia do planejado sequestro, o presidente deixou de comparecer ao local onde Booth e seus seis cúmplices o esperavam. Duas semanas mais tarde Richmond caiu ante as forces da União.
Em abril, com os exércitos confederados à beira do colapso em todo o Sul, Booth urdiu um plano desesperado para salvar a Confederação. Tomando conhecimento que Lincoln assistiria ao espetáculo “Our American Cousin” no Ford’s Theater em 14 de abril, Booth planejou o assassinato simultâneo de Lincoln, do vice-presidente Andrew Johnson e do Secretario de Estado, William H. Seward.
Eliminando o presidente e dois de seus possíveis sucessores, Booth e seus asseclas esperavam desorganizar totalmente o governo.
Pixabay
Lincoln faleceu antes de poder assistir à ratificação da 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos
Na tarde de 14 de abril, o conspirador Lewis T. Powell invadiu a casa do Secretario de Estado Seward, ferindo-o e a três outros seriamente, enquanto George A. Atzerodt, encarregou-se do vice-presidente Johnson, apavorou-se e fugiu. Entrementes, minutos após as 10 horas da noite, Booth entrou, sem ser notado, no camarote privativo de Lincoln e atirou no presidente com uma única bala na parte posterior de sua cabeça.
Golpeando um oficial do exército que correu atrás dele, Booth saltou sobre o palco e gritou “Sic semper tyrannis! [É assim com os tiranos]—o Sul está vingado!”.
(*) A série Hoje na História foi concebida e escrita pelo advogado e jornalista Max Altman, falecido em 2016.