Em 15 de fevereiro de 1933, o pedreiro Giuseppe Zangara alveja com um revólver o presidente-eleito dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. No dia, de acordo com testemunhas, o homem, que estava desepregado, gritou antes de atirar: “Muita gente está morrendo de fome!”.
Roosevelt tinha acabado de pronunciar um discurso no parque Bayfront de Miami, do banco de trás de seu carro aberto, quando Zangara disparou seis tiros. Cinco pessoas foram feridas. O presidente escapou incólume, mas o prefeito de Chicago, Anton Cermak, que também estava entre o público, morreu após se ferido no estômago.
Diversos homens derrubaram o agressor e teriam batido nele até a morte se Roosevelt não tivesse intervindo, pedindo-lhes que deixassem a justiça para as autoridades e não a fizessem pelas próprias mãos. Zangara afirmou mais tarde que não odiava Roosevelt pessoalmente. “Eu odeio todos os funcionários e quem quer que seja rico”. O pedreiro disse também ao FBI que sua dor de estômago crônica levou-o a cometer o ato: “Uma vez que meu estômago me faz sofrer, quero fazer o mesmo com os capitalistas ao matar o presidente. Meu estômago fica doendo por muito tempo.”
Wikimedia Commons
Pedreiro Giuseppe Zangara alvejou com um revólver o presidente-eleito dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt.
A ação extremada de Zangara refletia a angústia e frustração sentidas entre muitos trabalhadores norte- americanos durante a Grande Depressão. As políticas de Roosevelt ainda não tinham sido testadas, mas reportagens sobre a compostura de Roosevelt durante a tentativa de assassinato encheram as páginas dos jornais do dia seguinte. A cobertura reforçou a imagem pública de Roosevelt como um poderoso líder político.
Relatos não comprovados afirmariam mais tarde que o alvo verdadeiro de Zangara teria sido Cermak, dando a entender uma conexão de Zangara com o crime organizado de Chicago.
Zangara foi inicialmente processado por tentativa de assassinato e sentenciado a 80 anos de prisão. Todavia, quando o prefeito Cermak veio a falecer em decorrência dos graves ferimentos, Zangara foi novamente julgado e condenado à morte. Morreu na cadeira elétrica em 5 de março de 1933.
Outros fatos marcantes da data:
15/02/1965 – Morre o cantor norte-americano Nat King Cole
15/02/1950 – União Soviética e China Popular firmam o Tratado de /Defesa Mútua
15/02/1953 – Presos na Alemanha Ocidental sete ex-líderes nazistas acusados de estar arquitetando a volta ao poder