Os personagens do desenho animado Wile E. Coyote (conhecido no Brasil como Coiote Coió) e Road Runner (Papa-Léguas) aparecem pela primeira vez na TV em 16 de setembro de 1949 no episódio “Fast and Furry-ous“. Os dois foram criados por Chuck Jones para os estúdios da Warner Bros.
Incansável perseguidor do Papa-Léguas, Coiote é o típico anti-herói malsucedido, e inventa armadilhas em que ele próprio cai. Tem um enorme apetite e insiste tentativa após tentativa. É obcecado e a um só tempo eterno perdedor. Apareceu em mais de 40 filmes e atualmente fala em seus desenhos.
Já o Papa-Léguas, baseado na ave de mesmo nome nativa dos desertos do sudoeste norte-americano, é um vencedor. Sempre leva a vantagem em tudo, o que desperta a ira do faminto Coiote. Nunca se fere, nem é apanhado.
Em um deserto cheio de rodovias, o faminto Coiote sempre tenta capturar o Papa-Léguas, encomendando produtos ACME, uma empresa fictícia que fabrica de tudo.
O Papa-Léguas passa todos os episódios escapando das tentativas do Coiote em capturá-lo. Contando com astúcia, velocidade ou uma sorte absurda, o Papa-Léguas sempre escapa ileso de todas as artimanhas altamente criativas de seu arqui-inimigo. Em um único filme, chegou a escapar de onze armadilhas elaboradas por seu inimigo.
O mais inusitado é que a simpatia do público fica sempre com o predador frustrado.
Um fato curioso é que, diferente de desenhos semelhantes como Tom e Jerry, ou Frajola contra Ligeirinho e Piu-Piu, ou Pernalonga contra qualquer um, apesar do perseguidor nunca conseguir devorar seu oponente, em alguns episódios eles acabam, de uma maneira ou outra, obtendo alguma vitória ao menos parcial sobre os rivais. Já aqui, é possível notar que o Coiote jamais terminou um episódio triunfando.
WikiCommons
Coiot´e (à esquerda), típico anti-herói malsucedido, e Papa-Léguas (à direita), o vencedor, que sempre leva vantagem
Os desenhos não têm diálogos, excluindo pelo “bip-bip” do Papa-Léguas e ocasionais placas escritas, geralmente usadas pelo Coiote para falar com a plateia.
No começo dos desenhos, há sempre um quadro parado em que o nome científico em pseudo-latim dos protagonistas aparece, geralmente enfatizando a fome e estupidez do Coiote e a velocidade do Papa-Léguas.
Em seu livro Chuck Amuck de 1989, Jones escreveu os “Dez Mandamentos” do desenho do Papa-Léguas:
1 – O Papa-Léguas não pode sacanear o Coiote. Ele só deve correr e fazer “bip bip”. Todavia, há dois episódios em que o Papa-Léguas dirigindo um ônibus atropela o Coiote;
2- O Coiote não pode ser afetado por nenhuma força externa: seu fracasso deve advir unicamente do uso de produtos ACME ou de sua própria estupidez;
3 – O Coiote poderia acabar com sua caçada a qualquer momento, não fosse ele um fanático. Entretanto, jamais desistirá já que está sempre certo de que sua próxima tentativa será bem sucedida;
4 – Está proibido qualquer diálogo, com exceção de “bip bip”, além das placas do Coiote, no entanto, em um curta o Coiote grita de dor e ri;
5 – O Papa-Léguas nunca deve deixar a estrada;
6 – Toda a ação deve se passar no habitat dos dois personagens: o deserto americano. Este mandamento foi violado uma vez, com os dois indo parar no céu;
7 – Todas as ferramentas, armas e outros artefatos devem ser de origem ACME;
8 – Sempre que possível, fazer da gravidade o pior inimigo do Coiote;
9 – O Coiote sempre sai mais humilhado do que ferido de suas armações;
10 – O público, no final das contas, fica solidário com o Coiote.