Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Em evento de memória aos 60 anos do golpe militar de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil, o ex-deputado federal José Genoino e a pesquisadora Andrea Caldas lançam, nesta quinta-feira (11/04), o livro Constituinte – Avanços, Heranças e Crises Institucionais (2024; Kotter Editorial) sobre o processo de nascimento da atual Constituição brasileira, de 1988, após o período de repressão. 

O lançamento acontece na Fundação Escola Sociologia e Política (FESPSP), a partir das 18h30, com uma sessão de autógrafos, e debate sobre o registro histórico da Assembleia Nacional que levou ao texto da chamada Constituição Cidadã. 

O livro traz uma análise de Genoino sobre o processo da Constituinte, entre 1987 e 1988, quando forças políticas antagônicas e divergentes se reuniram para chegar ao texto final. A proposta é apresentar avanços, contradições e lacunas em meio à tensão (e à interação) entre essas forças.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A obra é um diálogo entre gerações políticas distintas, e parte da premissa de que o texto da Constituição não é simplesmente “uma obra de sábios, oráculos e especialistas, mas produto de conflitos, escolhas, conflitos de classe e opções que se colocam numa determinada época histórica”. Os autores apontam que a Constituição de 1988 é, na verdade, uma obra inconclusa do ponto de visto político, e ainda é objeto de disputas. 

Leia aqui o prefácio da obra. 

Reprodução
Livro trata de processo de nascimento da atual Constituição brasileira, de 1988, após o período de repressão

Em meio a diversos eventos organizados pelo instituto na semana dos 60 anos do golpe militar, o lançamento acontece de forma aberta e gratuita. Outra iniciativa é uma roda de conversa no Casarão histórico da FESPSP, reunindo ativos participantes da luta contra a repressão do período. 

Na próxima sexta-feira (12/06), também no Casarão do Espaço Cultural, às 19h, será feito um debate acerca do livro Em Câmara Lenta (1977) de Renato Tapajós.

Serviço: 

Lançamento do livro  Constituinte – Avanços, Heranças e Crises Institucionais (2024; Kotter Editorial), de Jose Genoino e Andrea Caldas 

Local: Auditório Fundação Escola Sociologia e Política (FESPSP) – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Data e horário: Quinta-feira (11/04), a partir das 18h30

(*) Com Brasil de Fato