A jornalista e apresentadora de televisão Glória Maria morreu nesta quinta-feira (02/02), no Rio de Janeiro, de acordo com nota divulgada pela TV Globo. A repórter passou anos batalhando contra um câncer.
O texto informou: “em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”.
O documento seguiu, explicando que houve uma outra fase de seu tratamento, para combater novas metástases cerebrais, que, “infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.”
A repórter estava afastada por mais de três meses do Globo Repórter, programa do qual foi repórter especial.
Glória Maria começou sua carreira dentro da Globo como rádio escuta durante a década de 1970, e foi a primeira repórter a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional, em 1977, ao mostrar o movimento dos carros saindo da capital do Rio de Janeiro em um final de semana.
Globo/Divulgação
Repórter havia ficado afastada por mais de três meses do Globo Repórter, do qual foi repórter especial
Glória também fez parte de outro marco da emissora: a primeira transmissão em HD da televisão brasileira, como parte de uma reportagem do Fantástico no ano de 2007.
Tornou-se conhecida por suas reportagens especiais e viagens, colecionando mais de 100 países visitados, tendo coberto a Guerra das Malvinas, em 1982, e os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Apesar de ter visto diversos cantos do mundo, como o Saara, a Jamaica e o Brunei, a jornalista ainda não estava satisfeita. Em março de 2022, em uma entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, afirmou sonhar em conhecer Marte para uma eventual reportagem de despedida da sua carreira.
Durante sua jornada como repórter, entrevistou diversas personalidades, de chefes de Estado a celebridades mundiais, como Michael Jackson, Madonna e Leonardo DiCaprio.
Glória Maria deixa duas herdeiras: Maria e Laura, de 15 e 14 anos, adotadas por ela durante uma viagem à Bahia, em 2009.