O fluxo de turistas para o Oriente Médio voltou a crescer no primeiro semestre de 2013 após dois anos de contração no número de visitantes. De acordo com os resultados do período divulgados nesta segunda-feira (26/08) pela UNWTO (sigla em inglês da Organização Mundial do Turismo), as chegadas de viajantes ao Oriente Médio cresceram 13% nos seis primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2012. O mesmo levantamento indica que houve crescimento de 5% no fluxo mundial de turistas, volume superior ao previsto pela organização.
Agência Efe (20/08)
No festival de Verão do iêmen, homem participa de salto com camelos
Embora tenha registrado crescimento no fluxo de turistas aos países do Oriente Médio no primeiro semestre, a UNWTO alertou que este resultado deve ser visto “com cautela” porque o crescimento entre os destinos na região é “bastante desigual” e a avaliação foi realizada com base em dados limitados.
O mesmo estudo, que é intitulado “UNWTO Barômetro do Turismo Mundial”, mostrou que o fluxo de turistas ao continente africano cresceu 4% entre janeiro e junho deste ano. Esta expansão foi registrada tanto no Norte da África, que segundo o levantamento apresenta uma “recuperação contínua” de chegada de turistas, quanto na África Subsaariana.
Turismo mundial
O levantamento da UNWTO também mostrou crescimento do fluxo mundial de turistas. Até junho, a instituição registrou 494 milhões de pernoites, um aumento de 5% (ou 25 milhões de turistas) na comparação com os primeiros seis meses de 2012. Foi um crescimento superior até às previsões da própria UNWTO, que esperava alta de 3% a 4%. Segundo a UNWTO, 2012 foi o ano com maior movimentação de turistas na história, com um fluxo de 1,035 bilhão de chegadas internacionais em todo o mundo.
NULL
NULL
“O fato de o turismo internacional ter crescido acima das nossas expectativas confirma que viajar agora é parte de um padrão de consumo para um crescente número de pessoas tanto nas economias emergentes quanto nas desenvolvidas. Isto reforça necessidade de colocar o turismo como um dos principais pilares do desenvolvimento socioeconômico, sendo um dos maiores colaboradores para o crescimento econômico, as exportações e o emprego”, afirmou o secretário-geral da UNWTO, Taleb Rifai.
O fluxo de turistas para a região Ásia Pacífico cresceu 6% nos primeiros seis meses do ano. O sudeste asiático teve aumento de 12% e o sul da Ásia, de 7%. Na Europa, o aumento de turistas foi de 5%, mas a Europa Ocidental recebeu 10% mais visitantes do que no primeiro semestre do ano passado. O Sul da Europa e o Mediterrâneo tiveram 6% mais turistas.
As Américas receberam 2,2% mais visitantes. Na América do Norte, o crescimento foi de 3,6%; no Caribe, de 0,1%; na América Central, de 3,6% e; na América do Sul, de 0,3%.
A UNWTO afirmou que 45% do fluxo de chegadas de turistas é registrado no primeiro semestre. A instituição afirmou que no segundo semestre o volume de viagens internacionais deverá continuar a crescer, mas a um ritmo mais lento. A expectativa da organização é que 2013 tenha uma quantidade de turistas internacionais 4% superior em 45 em relação a 2012.
Em relação aos gastos dos turistas entre os dez maiores emissores mundiais de viajantes, os chineses gastaram 31% a mais do que no primeiro semestre de 2012 e os russos, 22%. O Brasil, diz o documento, não está entre os dez principais países emissores de turistas. No entanto, os viajantes do país gastaram 15% a mais do que no primeiro semestre de 2012.