Atualizada às 16h10
As primeiras projeções do resultado do segundo turno das eleições presidenciais francesas deste domingo (24/04) apontam a reeleição do atual presidente, o direitista Emmanuel Macron (A República em Marcha), contra a oponente de extrema-direita Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional).
Segundo atualização do instituto Ipsos às 16h10, Macron deve obter 58,5% dos votos, contra 41,5% da adversária. Macron é o primeiro presidente francês desde Jacques Chirac (1932-2019) a se reeleger. Chirac, inclusive, venceu em 2002 o pai de Marine, Jean-Marie Le Pen, com 82% dos votos.
Se o gráfico não aparecer ou estiver ilegível, clique aqui
As projeções não são pesquisas de boca de urna, já que consideram os primeiros votos apurados e não enquetes feitas com eleitores saindo das seções. Justamente por isso, o resultado vai se modificando ao longo do dia.
Em boa parte da França, a apuração começou às 14h (hora de Brasília), mas as urnas de cidades maiores, como Paris e Marselha, só fecham uma hora depois.
Se o resultado se confirmar nesta faixa – e as projeções na França costumam ser muito precisas, às vezes acertando o resultado na casa decimal – Macron terá, proporcionalmente, menos votos do que em 2017, na outra disputa que travou com Le Pen. Naquela oportunidade, o agora presidente reeleito obteve 66,1% dos votos.