Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

A Convenção da Revolução Francesa sanciona em 7 de abril de 1795 um decreto relativo a pesos e medidas. O metro torna-se a unidade de comprimento e a base do novo sistema métrico. A lei estipula a existência de uma nomenclatura para as novas medidas: metro, grama, litro junto com os seus prefixos: quilo, hecto, déci, etc.

Os cientistas Delambre e Méchain definiriam o metro como sendo a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre, ou seja, dividiu-se o comprimento do meridiano por 40.000.000. Na prática, o novo sistema métrico levaria anos para se impor em todo o mundo. Ainda hoje, países como os Estados Unidos e a Reino Unido utilizam um sistema distinto do métrico decimal.

A necessidade de medir era muito antiga e remontava à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, jarda, polegada, braça, côvado.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI


Isso criava muitos problemas para o comércio, porque as pessoas de uma região não estavam familiarizadas com o sistema de medir das outras regiões, e também porque os padrões adotados eram, muitas vezes, subjetivos e pouco confiáveis, diferentes uns dos outros e sem correspondência entre si.

A necessidade de converter uma medida em outra era tão importante quanto a necessidade de converter uma moeda em outra. Na verdade, em muitos países a instituição que cuidava da moeda também cuidava do sistema de medidas.

Em 1789, numa tentativa de resolver o problema, o governo francês pediu à Academia de Ciência que criasse um sistema de medidas baseado numa “constante natural”, ou seja, não arbitrária. Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal, constituído inicialmente de três unidades básicas: o metro, que deu nome ao sistema, o litro e o quilograma.

Delambre e Méchain definiriam o metro como sendo a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre, ou seja, dividiu-se o comprimento do meridiano por 40.000.000

Pixabay

Sistema métrico decimal foi adotado na França em 1795

Dentro do Sistema Métrico Decimal, a unidade de medir a grandeza comprimento foi denominada metro. Para materializar o metro, construiu-se uma barra de platina de secção retangular, com 25,3mm de espessura e com 1m de comprimento. Essa barra, datada de 1799, conhecida como o “metro do arquivo” não é mais utilizada como padrão internacional desde a nova definição do metro feita em 1983 pela 17ª Conferência Geral de Pesos e Medidas.

A unidade de medir a grandeza volume, no Sistema Métrico Decimal, foi chamada de litro e definida como “o volume de um decímetro cúbico”. O litro permanece como uma das unidades em uso, porém passou a ser recomendado a utilização de nova unidade de volume definida como o metro cúbico.

Definido para medir a grandeza massa, o quilograma passou a ser a “massa de um decímetro cúbico de água na temperatura de maior massa específica, ou seja, a 4,44ºC”. Para materializá-lo foi construído um cilindro de platina iridiada, com diâmetro e altura iguais a 39 milímetros.

Muitos países adotaram o sistema métrico, no entanto, apesar das qualidades inegáveis do Sistema Métrico Decimal – simplicidade, coerência e harmonia – não foi possível torná-lo universal. Além disso, o desenvolvimento científico e tecnológico passou a exigir medições cada vez mais precisas e diversificadas. Em 1960, o Sistema Métrico Decimal foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades, mais complexo e sofisticado, abrangendo os diversos tipos de grandezas físicas, compreendendo não somente as medições que ordinariamente interessam ao comércio e à indústria, mas estendendo-se completamente a tudo o que diz respeito à ciência da medição.

Outros fatos marcantes da data:
07/04/1864: Pasteur desmente a teoria da geração espontânea
07/04/1947: Morre Henry Ford, pioneiro da indústria automobilística
07/04/1963: Iugoslávia adota nova constituição que torna Tito presidente vitalício