O compositor Johann Sebastian Bach morre em Leipzig em 28 de julho de 1750, deixando um conjunto de obras primas da música ocidental. Da música sacra, com a “Paixão Segundo São Mateus” às peças instrumentais como “O Cravo Bem Temperado”, Bach exibiu uma perfeita maestria em todas as configurações e foi o grande mestre do barroco.
Quem foi Bach?
Ele nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach na Turíngia, Alemanha. Oitavo filho foi, desde cedo, iniciado pelo pai a tocar violino e pelo irmão no órgão. O pai morreu quando ele tinha 10 anos e o irmão passou a tutelá-lo. Disciplinado, Bach logo mostrou os traços de caráter que marcariam sua vida e obra.
Aos 15 anos, foi para a escola de canto coral Saint-Michel, em Luneburg. A cidade possuía um tesouro musical de 19 manuscritos para órgão de mestres alemães e italianos, assim como uma biblioteca musical de 3 mil volumes. Em 1703, ingressa como violinista e suplente de órgão na orquestra do duque de Weimar. No mesmo ano, é nomeado organista da igreja de Armstadt. O concerto inaugural impressiona a todos na cidade.
Em 1707, casa-se com uma prima distante, Maria Barbara e juntos têm sete filhos. Bach retorna a Weimar em 1708, como organista e músico de câmara. Em 1714 é nomeado Mestre-Concertista. Compõe nessa época uma quantidade impressionante de obras para cravo, grande parte perdida. A famosa “Tocata e Fuga” data dessa época.
Durante suas estadas em Mühlhausen e Weimar, Bach comporia muitas de suas obras-primas: as cantatas “Actus tragicus” e “Deus é o meu Rei” (1707), as peças para órgão “Alla breve” em ré menor (1709), “Grande Passacalha” em dó menor (1716), o “Concerto Italiano” para cravo (1717).
WikiCommons
Compositor Johan Sebastian Bach é autor de inúmeras obras primas da música ocidental
Após Weimar, Bach começa um afortunado período na corte do príncipe Leopold, em Cöthen. O príncipe o encoraja a compor todo tipo de obras instrumentais e vocais, entre as quais os seis Concertos de Brandenburg, obras-primas do concerto grosso, e a “Fantasia Cromática e Fuga” (1720), “Suítes inglesas” (1715) e o primeiro livro do Cravo Bem Temperado.
Bach em Leipzig
Bach decide partir para Leipzig a fim de apresentar sua candidatura ao prestigioso cargo de Cantor da igreja de Santo Tomás. Enfrentando vários postulantes, ele conquista a vaga, passando os últimos 25 anos de vida em Leipzig.
Compôs obras grandiosas que seriam mal compreendidas e pouco apreciadas: cerca de 300 Cantatas, um “Magnificat” (1723), 5 paixões, das quais só duas chegaram aos nossos dias, as “Paixões Segundo São João” (1723) e “Segundo São Mateus” (1729), a Missa em si menor (1724-1747), que muitos consideram sua grande obra-prima, o “Oratório de Natal” (1734), numerosos Corais, o segundo livro do Cravo Bem Temperado (1744).
Procurado pelos músicos e adulado pelos nobres de toda a Europa, vê em 1749 sua saúde se alterar. Sofre de catarata a ponto de ficar cego após duas operações. Ele dita, sem poder acabar, a Arte da Fuga, sua derradeira obra. Em 22 de julho de 1750, é acometido de ataque cardíaco e 6 dias depois falece.