A crise política nos Estados Unidos entre a Casa Branca e o governo estadual do Texas, devido às políticas anti migratórias adotadas pelo governador local Greg Abbott, vem escalando a ponto de fazer com que alguns meios locais tratem o tema como o foco de uma possível nova guerra civil no país.
Porém, o que fez o assunto ter ainda mais repercussão nas redes sociais foi o fato de que alguns internautas descobriram um episódio antigo da série animada Os Simpson que faz uma alusão à criação da “República Independente do Texas”.
Se trata de um episódio especial de Natal de 2011, chamado “Holidays of Future Passed” (ou “Festas de fim de ano de um futuro passado”, em tradução livre) que brinca com um cenário futurista no qual a personagem Maggie Simpson (que é um bebê na série) se tornou uma jovem adulta que est´a grávida e mora na República Independente do Texas, mas enfrenta um problema quando tenta tomar um teletransporte para voltar a Springfield e passar o natal na casa dos país, já que o operador do serviço adverte que ela não pode se teletransportar devido à gravidez, então teria que se arriscar a uma “tradicional” viagem aérea.
Na vida real, o Texas lidera um confronto contra Washington que alcançou seu ápice na sexta-feira (26/01), quando o governador Abbott disse que seu estado estaria preparado para “um conflito com as autoridades federais” dos Estados Unidos, caso o governo de Joe Biden resolva se interpor às medidas que ele vem anunciando nas últimas semanas para tentar frear a onda migratória, as quais consistem eu um aumento do aparato repressivo nas regiões de fronteira com o México.
Entre as medidas anunciadas pelo político do Partido Republicano estão o reforço em armamentos à Guarda Nacional do Texas, a autorização para que ela atue na região de fronteira prendendo imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira, e a ampliação dos muros e proteções de arame farpado ao longo da fronteira entre seu estado e o território mexicano.
Reprodução
Cena de um episódio especial de Os Simpsons exibido em 2011 previu a existência de uma República Independente do Texas
O Texas não está sozinho nessa iniciativa, já que outros 25 estados norte-americanos declararam apoio às medidas já adotadas: Alabama, Alasca, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Flórida, Geórgia, Iowa, Idaho, Indiana, Luisiana, Mississipi, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Nuevo Hampshire, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Utah, Virgínia, Virgínia Ocidental e Wyoming.
Acertos históricos da série
O resgate desse capítulo virou trending topics em várias plataformas também devido ao histórico da série Os Simpsons de acertar previsões sobre o futuro.
O caso mais famoso é a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Vários episódios do desenho mostraram o magnata como presidente muito antes de sua vitória eleitoral. O primeiro deles foi em 2000, quase 17 anos antes de ele assumiu o poder.
Muitos consideram que a pandemia de covid-19 foi prevista pela série em um episódio de 1993, no qual uma gripe originada no Japão se espalha pelo mundo e faz com que todos os países comecem a agir desesperadamente na busca de uma cura, enquanto os habitantes de Springfield, incluindo a família Simpson, enfrentam as consequências sociais do surto.
A série chegou a prever até mesmo a aquisição da Fox pela Disney. O estúdio de Hollywood que exibia o desenho em seu canal de televisão em seus inícios, nos Anos 80, pela Disney foi comprado somente em 2017 – razão pela qual Os Simpsons hoje são parte do catálogo da plataforma de streaming Disney+ – mas a série brincou com essa possibilidade em um episódio de 1998.
O Brasil também entra na lista de previsões com um episódio de 2013 no qual o protagonista da série, Homer Simpson, volta de viagem ao Brasil após ser acusado de aceitar suborno enquanto trabalhava como juiz na Copa do Mundo de 2014. Em uma cena, ele chega aos Estados Unidos com uma maleta cheia de notas de 200 reais, que não existiam na época – só seriam lançadas em 2020.