A banda britânica The Beatles lança em 1º de junho de 1967 seu primeiro álbum conceitual, em que todas as canções estão ligadas. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi um dos álbuns mais vendidos em toda a história da música popular. No mesmo ano o grupo registra a canção All you Need Is Love enquanto John Lennon produz o filme Magical Mystery Tour estrelado também pelos outros membros do quarteto.
A reação instantânea de Bob Dylan ao álbum recentemente lançado no mercado, levado ao seu apartamento pela gerência do hotel onde se hospedava em Londres para uma rápida escuta, na primavera de 1967, não foi simplesmente de uma consideração amável ao produto oferecido e sim algo que acertou em cheio, uma verdadeira revolução na arte musical pop. “Entendi perfeitamente”, disse Dylan a Paul McCartney quando o encontrou pela primeira vez depois de ouvir Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. “Vocês não querem ser apenas os mimadinhos do público jovem”, concluiu.
Este oitavo álbum dos Beatles gravado em estúdio viria a ser julgado por muitos dos críticos como o maior e mais influente da história do rock. Rios de tinta seriam derramados em elogios e análises de suas revolucionárias qualidades. Mas o que Bob Dylan captou imediatamente foi o que a gravação significaria para o próprio quarteto: uma guinada crucial em sua carreira. O disco foi saudado por multidões, consolidando a popularidade e o prestígio artístico de John, Paul, George e Ringo.
Escrevendo para o londrino The Times, em 1967, o crítico musical Kenneth Tynan considerou o lançamento de Sgt. Pepper como “um momento decisivo na história da civilização ocidental”.
Fickr
O álbum significou uma guinada na carreira dos garotos de Liverpool
Trinta anos mais tarde, Paul McCartney chamou o álbum de “momento decisivo para as suas personalidades”. “Não queríamos mais ser apenas meninos, nós éramos homens”. Assim ele resumia a mentalidade dos Beatles quando se apresentavam ao vivo em concertos para o grande público ou quando definiam meramente como uma banda de estúdio. “Toda essa coisa de criança, os gritos histéricos, os desmaios, nós não queríamos mais”, revelou McCartney. “Havia algo mais importante”, completou.
Com o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, os Beatles manifestaram sua intenção de serem vistos como artistas em vez de apenas intérpretes. Na verdade, o álbum foi gravado numa época — 6 de Dezembro de 1966 a 1º de Abril de 1967 — em que a Beatlemania acusava declínio. Os Beatles estavam cansados das turnês e tinham acabado de fazer uma em agosto de 1966. E devido às declarações de John Lennon dizendo que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo, algumas cidades não os receberam bem, e na Filadélfia eles acabaram enfrentado tumultos devido a esta declaração. Os Beatles resolveram então se tornar uma banda de estúdio e não mais fazer excursões.
Sgt. Pepper é frequentemente citado como inspiração para outros grandes astros e estrelas pops dos anos 1960 como Rolling Stones, Beach Boys, Stevie Wonder e Marvin Gaye.
Também nesta data:
1941 – Expedição britânica vai a Bagdá para evitar golpe em favor da Alemanha
1968: Morre a escritora norte-americana Hellen Keller
1980 – Estreia a CNN, primeira a transmitir programação de notícias 24 horas
2008 – Morre o estilista francês Yves Saint-Laurent
(*) A série Hoje na História foi concebida e escrita pelo advogado e jornalista Max Altman, falecido em 2016.